Botox e preenchimento facial: entenda as principais diferenças

As diferenças entre o botox e preenchimento facial são o ponto de partida para a maior parte das dúvidas dos pacientes que recebo em meu consultório. Os pacientes me questionam sobre qual é o procedimento mais indicado e a resposta é: depende do objetivo.

Na realidade, o botox facial e o preenchimento facial são utilizados em casos diferentes e neste post eu vou explicar as principais diferenças entre esses dois procedimentos. Saiba mais:

 

Mas afinal, o que é o botox facial?

O botox facial é uma substância que pode ser aplicada em alguns locais do rosto com o objetivo de paralisar ou fazer com que exista uma redução dos movimentos de alguns músculos. 

Com o passar dos anos, o movimento repetido dos músculos facial faz com que apareçam linhas de expressão, por isso esse procedimento para relaxar os músculos é tão procurado atualmente, com o objetivo de melhorar o aspecto estético nessas regiões.

As linhas de expressão mais comuns para aplicação do botox facial, são:

O que muitos pacientes não sabem, é que o botox também pode ser aplicado com outros objetivos, como é o caso do controle do bruxismo e espasmos faciais, por exemplo.

 

Entenda o que é o preenchimento facial

O preenchimento facial é um líquido mais espesso, usado para corrigir alguma alteração causada pelo envelhecimento.

O preenchimento facial  também pode ser usado para preencher algum local do rosto, dependendo do objetivo de cada paciente. 

Dessa forma, o preenchimento facial pode ser aplicado em alguns pontos do rosto com o efeito de sustentação, como se fosse um lifting facial. Ou o preenchimento facial pode ser aplicado nos lábios e queixos, para dar volume nestas regiões.

Atualmente, o preenchedor facial mais comum é o ácido hialurônico. Existem diferentes tipos de ácido hialurônico e o seu médico dermatologista pode indicar qual será o mais indicado de acordo com o seu objetivo.

 

Quanto tempo dura o procedimento de botox facial e preenchimento facial?

 

Tempo de procedimento do botox facial:

No caso do botox, o efeito de relaxamento desses músculos é temporário, por isso é necessário realizar uma manutenção do procedimento, para continuar com os resultados estéticos obtidos. 

Geralmente a manutenção ocorre a cada 6 meses.

 

Tempo de procedimento do preenchimento facial:

O preenchimento facial pode durar de 12 a 18 meses, isso vai depender do tipo do procedimento realizado e do tipo de substância utilizada.

 

Resultados do botox e preenchimento facial

O botox e preenchimento facial não cumprem apenas objetivos estéticos, mas também servem para melhorar aspectos clínicos que afetam diretamente a auto estima e bem-estar de cada pessoa.

 

Para saber qual procedimento é o mais adequado, busque sempre a orientação de um médico dermatologista. Saiba mais.