Psoríase: conheça as causas, tratamentos e saiba como prevenir

tratamento psoríase

O que é a Psoríase

A psoríase é uma doença crônica e inflamatória que se manifesta por lesões cutâneas que podem surgir em qualquer local do corpo.

Essas lesões da psoríase aparecem geralmente como placas avermelhadas, espessas e com descamação.

A psoríase pode surgir em qualquer fase da vida, sendo mais frequente o seu aparecimento antes dos 30 anos ou após os 50 anos e é considerada cíclica, portanto seus sintomas desaparecem e reaparecem periodicamente.

Estima-se que 1 a 3% da população mundial apresente a doença, representando cerca de 125 milhões de pessoas no mundo e somente no Brasil, mais de 5 milhões de pessoas possuem psoríase.

Sintomas da Psoríase

Existem diferentes tipos de psoríase, por isso os sintomas variam entre os pacientes. Conheça alguns dos sintomas da psoríase:

Qual a principal causa da psoríase?

A principal causa da psoríase ainda é desconhecida, mas dermatologistas já descobriram que a doença pode estar relacionada à síndrome metabólica, isso significa que fatores como tabagismo e etilismo podem ser desencadeantes.

Psoríase tem cura?

A psoríase ainda não possui cura, mas hoje existem tratamentos disponíveis onde é possível melhorar a qualidade de vida dos pacientes, assim como controlar os sintomas da psoríase.

Prevenção da psoríase:

A psoríase está relacionada com fatores genéticos, então o paciente tem essa predisposição a ter psoríase, mas ela pode aparecer ou não, no decorrer de sua vida.

Alguns pacientes que possuem psoríase pensam que várias pessoas da família devem manifestar lesões de psoríase para que então ele venha a manifestar a doença, mas isso não é obrigatório, pois a parte ambiental pode ser um componente para o desencadeamento da psoríase nestas pessoas que têm predisposição genética.

Nesses casos, o surgimento das lesões da psoríase vai depender dos impactos dos hábitos de saúde da pessoa, principalmente quando a psoríase aparece na fase adulta, a partir dos 40 anos.

Para prevenir a psoríase é importante manter uma vida saudável, com alimentação balanceada, sem cigarros e bebidas em excesso, pois esses são fatores de desencadeamento da psoríase.

Em diagnósticos tardios, na fase adulta, dermatologistas analisam uma associação à síndrome metabólica (pessoas que têm pressão alta, diabetes, obesidade), pois esses fatores estão diretamente relacionados ao desencadeamento da psoríase

Por mais que não possamos mudar a genética, podemos prevenir a psoríase cultivando hábitos saudáveis, além de cuidar ao máximo para não desenvolver pressão alta ou diabetes.

A psoríase é contagiosa?

A psoríase não é uma doença contagiosa, isso significa que nenhuma pessoa é capaz de transmitir ou adquirir a psoríase.

Conscientização da Psoríase

A psoríase pode afetar diretamente a aparência dos pacientes, por isso é uma doença cercada de preconceito, isso gera consequências para a autoestima e convívio social, por isso é importante conscientizar a população sobre a psoríase, para desestigmatizar a doença.

A Sociedade Brasileira de Dermatologia inclusive criou uma campanha nacional de conscientização da Psoríase. A doença é mundialmente lembrada no mês de outubro, por isso em 2020, a SBD criou a campanha Psoríase Tem Tratamento. Saiba mais sobre a campanha de conscientização da psoríase clicando aqui

Tipos de psoríase

-Psoríase em placas: essa é a manifestação mais comum da psoríase. A psoríase em placas forma placas secas, avermelhadas com escamas prateadas ou esbranquiçadas. Essas placas coçam e podem até mesmo doer, podendo atingir todas as partes do corpo, até mesmo genitais. Em casos mais graves, a pele ao redor das articulações do paciente pode rachar e sangrar.

-Psoríase ungueal: a psoríase ungueal afeta as unhas das mãos e dos pés. Esse tipo de psoríase faz com que a unha cresça de forma anormal, engrosse, escame, mude de cor e até se deforme e em alguns casos, a unha pode chegar a descolar.

-Psoríase do couro cabeludo: nesse tipo de psoríase, surgem áreas avermelhadas com escamas espessas branco-prateadas, principalmente após coçar o couro cabeludo. Na psoríase do couro cabeludo, o paciente pode perceber os flocos de pele morta em seus cabelos ou em seus ombros, especialmente depois de coçar a cabeça. Esse tipo de psoríase pode até mesmo ser confundido com caspa.

-Psoríase gutata: ela pode ser desencadeada por infecções bacterianas mais comuns, como as de garganta, a psoríase gutata se caracteriza por pequenas feridas, em forma de gota no tronco, que aparecem nos braços, pernas e couro cabeludo. Essas feridas são cobertas por uma fina escama, diferente das placas comuns da psoríase que são mais grossas. Este tipo atinge com mais frequência crianças e jovens antes dos 30 anos.

-Psoríase invertida: esse tipo atinge principalmente áreas úmidas: axilas, virilha, embaixo dos seios e ao redor do genital. A psoríase invertida surge com  manchas inflamadas e vermelhas. O quadro de psoríase invertida pode piorar em pessoas obesas ou que suam em excesso.

-Psoríase pustulosa: neste caso podem ocorrer manchas, bolhas ou pústulas (pequena bolha que parece conter pus) em todas as partes do corpo ou em áreas menores, como mãos, pés ou dedos (psoríase palmoplantar). Geralmente a psoríase pustulosa  se desenvolve rápido, com bolhas de pus que aparecem poucas horas depois de a pele tornar-se vermelha e estas bolhas da psoríase pustulosa secam dentro de um dia ou dois, mas podem reaparecer dias ou semanas depois. A psoríase pustulosa generalizada também pode causar febre, calafrios, coceira intensa e fadiga.

-Psoríase eritodérmica: é o tipo menos comum de psoríase.  A psoríase eritrodérmica atinge todo o corpo com manchas vermelhas que podem coçar ou arder intensamente, levando a manifestações sistêmicas. Essa psoríase pode ser desencadeada por queimaduras graves, tratamentos intempestivos (como uso ou retirada abrupta de corticosteróides), ou infecções ou por outro tipo de psoríase mal-controlada.

-Psoríase artropática: também é conhecida como artrite psoriática e além da inflamação na pele e da descamação, a psoríase artropática causa fortes dores nas articulações. Ela afeta mais comumente as articulações dos dedos dos pés e mãos, coluna e juntas dos quadris e pode causar rigidez progressiva e até deformidades permanentes, é importante saber que ela pode estar associada a qualquer forma clínica da psoríase.

Cuidados básicos psoríase

Cada tratamento é diferente dependendo da extensão e do tipo de psoríase. A Doutora Monique Rosário, indica cuidados básicos, principalmente a hidratação, pois as doenças de pele se beneficiam dela.

Segundo a doutora Monique Rosário a hidratação auxilia na recuperação da pele, por mais que a pessoa precise realizar também outros tratamentos mais específicos.

Como cuidados básicos, é importante cuidar de hábitos de vida no geral e evitar situações que possam favorecer esse desencadeamento, o paciente precisa cuidar para não fumar, não beber e cuidar do peso.

Tratamento da psoríase

Existem diferentes tipos de tratamentos da psoríase. Para decidir o tratamento, os dermatologistas se baseiam nas lesões e no quanto essa psoríase está incomodando, além de analisar qual o impacto que está causando na qualidade de vida desta pessoa.

Os médicos analisam também a manifestação da mancha, se são lesões menores, manchas pequenas, e nesses casos terá tendência a tratamentos locais com uso de cremes e pomadas.

Se a psoríase for mais extensa, serão utilizados medicamentos orais ou injetáveis, onde será possível diminuir as inflamações pelo corpo.

Em situações onde a psoríase tem impacto muito alto na qualidade de vida, as medicações orais e injetáveis são as mais indicadas.

Psoríase – Quando procurar um médico?

Ao apresentar qualquer tipo de sintoma de psoríase, o paciente deve procurar um médico dermatologista, assim como frequentar o consultório regularmente para fazer um acompanhamento e evitar demais doenças. 


Fique por dentro do universo da dermatologia! Acesse informações e dicas no Instagram @moniquerosariodermatologista